segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A festa - Parte III - Mensagem para o Terceiro Colegial


Há 20 anos nós nos despedimos de uma doce vida despreocupada para buscarmos novos desafios. Hoje voltamos para prestar contas!

Todas as gerações acham que são melhores que as anteriores, mas a nossa tem certeza disto!

Realmente fomos privilegiados! Nenhuma outra geração assistiu a tantas mudanças em tão pouco tempo.

Nós vimos as Diretas Já, a volta da democracia ao Brasil, a queda do muro em Berlim, o surgimento da AIDS, o fim do comunismo, da guerra fria e do nosso medo secreto de uma guerra nuclear.

Nós conhecemos um mundo sem internet, sem telefone celular, sem TV a cabo.

Um mundo onde ainda se mandavam cartas pelo correio e o videocassete era uma novidade.

Um mundo que cabia na Enciclopédia Barsa.

Nós vivemos a era do orelhão com ficha, da calça semi baggy, das ombreiras gigantescas e gel de cabelo com glitter!

Nosso mundo era a cidade, o colégio, os amigos no banco da praça depois da missa na Matriz, o clube durante a semana, a boate no sábado à noite. A vida era simples e as menores coisas eram de grande importância.

Enquanto ouvíamos os Titãs e o Ultraje a Rigor, sonhávamos com o futuro, sem perceber que ele chegava bem diante de nossos olhos.

Em 89 nós dissemos adeus ao Colégio, aos amigos, ao nosso casulo protetor e nos lançamos ao mundo.

Hoje voltamos para agradecer.

Agradecemos a cada professor, a cada madre, a cada momento dedicado a nossa educação, a cada vida que tocou a nossa vida.

Vocês formaram advogados, engenheiros, arquitetos, professores, médicos, pais, mães e bons cidadãos.

Nós conquistamos diplomas, carreiras, famílias, outras cidades, outros países.

Nós vencemos a saudade de casa, o medo do desconhecido, a batalha por um emprego.

Os anos vividos aqui deixaram uma marca na alma de cada um de nós e por tudo isto somos eternamente gratos.

Obrigada.

3 comentários:

  1. Ei Luciana, parabéns por tão lindas mensagens, e realmente posso dizer que foi uma pena ter surgido um imprevisto e não poder ter participado deste momento mega histórico com vocês, principalmente por ter botado pilha desde que a ideia dos meninos surgiu. Bem, mas na vida estamos sujeitos a isto. Confesso que pelo menos meu pensamento no domingo ficou o tempo todo lá. Espero que não fique apenas nesta, não deixem esta ideia fantastica morrer.
    Estarei esperando anciosa pelas fotos.
    Parabéns a todos vocês que puderam e se esforçaram para estar presente.
    Imagino o quanto se divertiram, e na proxima se Deus quiser estarei lá.
    Beijos a todos!!!

    ResponderExcluir
  2. Lu, vamos lá.. alguns pequenos comentários..
    A festa foi realmente muito emocionante, não consigo expressar todos os sentimentos que tomaram conta quando nos encontramos, cheguei a sentir que o tempo não havia passado e estavamos lá novamente, 20 anos atrás...
    Quando cheguei no pintado no sábado a noite meu coração estava quase pulando do peito de tanta ansiedade em rever cada um, cada abraço, cada sorriso ou será que podemos dizer gargalhada, cada foto, quanta conversa, as fofocas são tantas que seria necessário no mínimo 1 semana para contar apenas os detalhes mais recentes....incrível que a cumplicidade conseguimos até mesmo bem quietinhas ainda contar alguns detalhes de nossas vidas...
    Você está certa quando disse que fomos privilegiados, temos realmente muitas histórias para contar, todas as manhãs na porta do CIC e eu chegando com a Caravan branca do meu pai com uma antena enorme, as conversas do recreio (pelo menos era esse o nome 20 anos atrás), segue-me, missa aos sádados, reunião na casa da Keila (ainda bem que aquela sacada da casa dela não falava) afinal quantas paqueras, conversas, como você mesma disse se somar todo o tempo que ficamos ali sentadas daria uns 6 meses por baixo, o primeiro carnaval todas vestidas de noiva cada uma de uma cor, e tantas outras coisas que passamos. Porém o tempo sim passou cada um seguiu o seu destino, alguns ficaram em Passos, outros saíram, casamos, separamos, tivemos filhos ou não os tivemos, mas uma coisa eu posso dizer não mudamos, ainda somos aquelas mesmas pessoas, os mesmos AMIGOS.
    Eu posso dizer que além de tudo isso também tive um tropeço durante esse tempo, o Limfoma, me lembro que assim que fiquei sabendo liguei pra você, liguei pra amiga não para a médica, e vc lá estava junto comigo na primeira quimio segurando firme na minha mão, muitos outros amigos também estiveram ao meu lado, a Carla, a keila, a Renata, alguns que mandaram emails, outros que preferiram não falar direto comigo mas que pediram sim por mim, mas cada um do seu jeito e eu venci este tropeço, e estou aqui VIVA e Feliz, dentro de tudo isso o que posso dizer é: A vida é sim maravilhosa, os amigos, os pequenos detalhes fazem a diferença, eu sei o quanto isso é importante e o quanto vocês são importantes.
    Obrigada a todos por fazerem parte da minha história...
    Bjs
    Crika

    ResponderExcluir
  3. Lu...só quem nos conhece sabe como foi realmente TUDO de bom este encontro!!
    Foi talvez um pedaço de fonte da juventude que cada um recebeu de presente após..porque mesmo 20 anos passados temos na alma um eterno jovem de 3º colegial!

    ResponderExcluir